O Portal Maçônico e o jornal O COMPASSO, entrevistam o Mes.·. Maç.·. Gilter da Silva Ramos, eleito Ven Mes da ARLS Amparo e União, Or.·. de Ilhéus, sul da Bahia, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica da Bahia (GLEB) para o próximo biênio

O COMPASSO – Quando o Ir.·. foi Iniciado, elevado e exaltado (Graus Simbólicos) na Ordem Maçônica? E em que Loja Maçônica e Or.·.?  

Gilter da Silva Iniciado em 11.08.2011, Elevado em 14.12.2012 e Exaltado em 19.09.2013 na A∴R∴L∴S∴ Filhos da Acácia, 29, Oriente de Coaraci. 

O COMPASSO – Qual é a sua concepção de Maçonaria? O Maçom acredita em Deus? 

Gilter da Silva A Maçonaria é um sistema de moralidade e ética social, que ensina lições através de um método próprio de instrução velado em alegorias e ilustrado por símbolos. Sim acreditam, sendo este um dos requisitos obrigatórios para iniciar na Ordem, além de um dos Landmarks, a crença em Deus – Grande Arquiteto do Universo. 

O COMPASSO – Quais foram as funções e cargos maçônicos que exerceu nas AA.·.R.·.L.·.S.·.  Filhos da Acácia e Amparo e União (Maçonaria Simbólica)? E qual o papel de cada uma delas?  

Gilter da Silva Na minha Loja mãe - Filhos da Acácia - não exerci cargo algum, pois ainda no grau de Companheiro Maçom mudei de cidade e não consegui dar seguimento à minha vida maçônica naquela Oficina. Na Amparo e União exerci os cargos de Segundo e Primeiro Vigilante.  

O papel da Filhos da Acácia foi fundamental na minha formação maçônica até então tendo conhecimento e vivência apenas no R.·. E.·. A.·. A.·.. A Amparo e União me oportunizou conhecer um rito novo e a fazer Maçonaria de uma forma mais leve, porém não menos responsável. 

O COMPASSO – O que são Graus Simbólicos e Graus Filosóficos na Maçonaria? 

Gilter da Silva Os graus simbólicos são os três praticados no simbolismo – aprendiz registrado, companheiro de ofício e mestre maçom. Os graus superiores, como os chamamos no Rito York, são os graus Capitulares, graus Crípticos e os graus da Comanderia. No R.•.E.•.A.•.A os graus filosóficos são aqueles praticados do grau 19 ao grau 30 através do Conselho Kadosh. 

O COMPASSO – Quando e onde o Ir.•. foi iniciado nos Altos Corpos (Graus Filosóficos)? 

Gilter da Silva No Rito York comecei a caminhada no Oriente de Vitória da Conquista, em 31.01.2016, sendo adiantado ao Grau de Mestre de Marca. Nos Altos Corpos do Rito Escocês Antigo e Aceito, iniciei no grau 4 em 10.07.2018, no Oriente de Itajuípe. Atualmente sigo a caminhada dos Altos Corpos no Oriente de Ilhéus. 

O COMPASSO – Quais foram as funções e cargos maçônicos que exerceu e/ou exerce nos Graus Filosóficos?  

Gilter da Silva Atualmente estou como Sumo Sacerdote (Presidente) do Capítulo Terceiro Milênio, n 23, de Maçons do Real Arco, sendo este instalado em março de 2020. 

O COMPASSO – Em que dia da semana, horário e local se reúnem os obreiros da Amparo e União e em que rito? 

Gilter da Silva Nos reunimos quinzenalmente às quartas-feiras, 20h, na Avenida Itabuna, 630, no Palacete Maçônico Oswaldo Bernardes de Souza (prédio da Loja Maçônica Vigilância e Resistência) e praticamos o Rito York. 

O COMPASSO – Quais são as principais caracteristica do Rito de York? 

Gilter da Silva O Rito York tem como principais características: a circulação em Loja que deve ocorrer sempre em 90º, a existência de um sinal a mais comparado aos outros ritos (Sinal de Guarda), a disposição da estação do 1 Vigilante ao centro à Oeste do Altar, a existência de duas portas laterais, sendo uma usada apenas nas concessões de graus, o local das reuniões que é chamado Sala de Reuniões. Não temos no Rito York: Templo, Cortejo de entrada ou saída, transmissão de palavra na abertura e encerramento, circulação destrocêntrica, circulação da palavra entre colunas, bateria, aclamação, bolsa (saco) de propostas e informações, tronco de solidariedade, além dos cargos de orador, experto, hospitaleiro, chanceler, porta espadas, porta estandarte e arquiteto. 

O COMPASSO – Quais são as Luzes e as Dignidades que comporão a sua diretoria? 

Gilter da Silva As Luzes que comporão nossa diretoria serão:  Venerável Mestre – Gilter da Silva Ramos, Primeiro Vigilante – Leonardo Garcia Diniz, Segundo Vigilante – Felipe Macedo Nascimento Silva, Secretário - Renato Burity Oliveira e Tesoureiro – Igor Silva Halla de Lemos. 

O COMPASSO – O Ir.•. faz parte da atual diretoria da Amparo e União, como 1º Virg.•., qual o balanço faz das ações dessa que é considerada a mais atuante das Lojas Maçônicas ilheense? 

Gilter da Silva O balanço é bastante positivo ao longo dos dois mandatos do Venerável Mestre Victor Alvarindo. A Loja Amparo e União, embora seja uma Oficina com um quadro de membros pequeno, têm um senso de responsabilidade social grande, tentamos dessa forma colaborar diretamente para com a felicidade da humanidade.   

O COMPASSO – Quais são as principais propostas para o seu venerelato? 

Gilter da Silva Atendendo ao desejo dos Irmãos que compõem à Amparo e União temos como prioridade para a nossa gestão: a criação de um fundo para construção da sede própria, investir em educação maçônica e dar continuidade ao trabalho social e filantrópico que a Loja tem feito. 

 O COMPASSO – Como está a interrelação das Lojas Maçônicas de Ilhéus? 

Gilter da Silva A interrelação das Lojas de Ilhéus hoje é excelente, de reconhecimento e respeito mútuo. Esperamos contribuir e dar continuidade a essa relação saudável com as coirmãs do nosso Oriente.  

  O COMPASSO – Quais são as palavras e/ou conselhos pode deixar aos IIr.•. que estão começando a sua vida maçônica?  

Gilter da Silva Que sejamos verdadeiros construtores sociais na nossa comunidade e que possamos colocar em prática no mundo profano os valores morais e éticos aprendidos através das nossas cerimônias. 

 O COMPASSO – Suas considerações finais? Gilter da Silva – Quero agradecer publicamente aos Irmãos da Loja Amparo e União pela confiança depositada em nós para a condução dos trabalhos daquela Oficina na próxima gestão. Agradeço à direção do jornal, O Compasso, pelo espaço cedido para que pudéssemos falar um pouco de Maçonaria, em especial do Rito York, para os irmãos que acompanham o portal e o periódico.