O Portal Maçônico e o jornal O COMPASSO, entrevistam o Mes.·. Maç.·. Antônio Pimenta Neto, Ven Mes da ARLS Construtores do Templo, nº 227, Or.·. de Itabuna sul da Bahia, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB)

DIREITOS – Quem é Antônio Pimenta Neto maçonicamente falando?

Antônio Pimenta – Um “ser” errante, que mesmo diante dos tropeços e vicissitudes, tenta aprender com as experiências pregressas e busca evoluir moral e espiritualmente. Eterno aprendiz, por acreditar na evolução constante... mas ciente da responsabilidade de Mestre, por acreditar na obrigação moral de disseminar o pouco que aprendeu e aprende.

Nesta senda da aprendizagem, teve o privilégio de iniciar na maior organização juvenil do mundo, a Ordem DeMolay (Organização Paramaçônica). É Demolay iniciado no Capítulo “Itajuípe da Ordem DeMolay, membro fundador do Capítulo “Coaraci” da Ordem DeMolay, onde assumiu vários cargos e exerceu as funções de Mestre Conselheiro. É um Sir Cavaleiro (DeMolay) e Chevalier. Foi Consultor do Capítulo e Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo “Coaraci”, por três gestões consecutivas e atualmente exerce a função de liderança adulta regional, atuando como Oficial Executivo para a Primeira Oficialaria da Ordem DeMolay para o Estado da Bahia.

Iniciado na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Filhos da Acácia n. 29 (REEA), Oriente de Coaraci, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB). Ainda como aprendiz, por motivos acadêmicos, passou a residir temporariamente no Recife-PE e frequentar várias lojas daquele Oriente. Mesmo com as idas e vindas, a concessão do aumento de salário do irmão ocorreu na sua Loja Mãe, sendo elevado ao grau de Companheiro Maçom (REEA) e exaltado ao grau de Mestre Maçom (REEA).

Com o retorno do Recife-PE, o irmão passou a residir no Oriente de Itabuna e foi presenteado com o convívio com valorosos irmãos, que imbuídos pelo desejo de espargir a luz da maçonaria, construindo o alicerce e transpondo as barreiras do Templo Simbólico, contribuiu para a concretização do sonho de fundar e instalar (2015), a 4º Loja Maçônica do Oriente de Itabuna. Nesta Oficina o irmão assumiu as funções de 1º Vig por dois mandatos e atualmente exerce a função de Venerável Mestre por dois mandatos consecutivos.

Nos Altos Graus, foi agraciado pela oportunidade de subir degraus do conhecimento maçônico pelos “dois lados da escada”, participando concomitantemente de graus superiores do REEA e Rito de York... chegando ao último grau do Rito de York Cavaleiro Templário (Knight templar – KT) e estando prestes a concluir a escada pelo REEA (grau 32).

DIREITOS – Qual a sua concepção de Maçonaria? E qual a importância dessa instituição para a sociedade?

Antônio Pimenta – Mesmo a análise etimológica (concepção) conduzindo ao particular ou introspecto, o irmão acredita na uniformidade e nivelamento da resposta frente a pergunta: O que é Maçonaria? Costumamos dizer que a maçonaria é “um belo sistema de moralidade, velado em alegorias e ilustrado por símbolos (método próprio de ensino) e que incentiva seus membros a pensar. Por se tratar de um sistema, é importante enfatizar que as virtudes morais e sociais são apresentadas aos iniciandos por “aplicação simbólica dos instrumentos de trabalho dos Pedreiros; e por alegorias, palestras e obrigações”.

Sendo assim, a missão de promover o aperfeiçoamento moral de homens de bem, colaborando para a felicidade e o bem-estar da humanidade, também leva a maçonaria a atuar externamente, transpondo as barreiras das paredes do Templo.

DIREITOS – Quando foi fundada/instalada a Construtores do Templo? E qual o rito praticado?

Antônio Pimenta – A ARLS Construtores do Templo n.227 foi fundada em 18 de março de 2015. Esta data foi escolhida em homenagem ao herói e mártir da Ordem dos Cavaleiros de Cristo (Templários), Jacques DeMolay. Em todo o país (Brasil), 18 de março é comemorado o Dia do DeMolay, tal data refere-se ao dia (ou próximo deste) de DeMolay. A homenagem atende à lei federal 12.208/2010. A instalação ocorreu no dia 15/04/2015.

Embora a maioria dos Mestres Maçons envolvidos na criação desta nova Loja Maçônica serem (naquele momento) praticantes do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), havia o desejo de expandir o conhecimento maçônico para além dos ritos já praticados no Oriente de Itabuna e região. Alguns dos irmãos fundadores já conheciam o rito de York e quando esta prática ritualística foi proposta, a escolha foi unâmime. Trata-se do rito maçônico mais praticado no mundo e na América Latina, além de pouco sofrer modificações quando da sua criação até os dias atuais.

DIREITOS – Quando e onde se reúnem os obreiros da Construtores do Templo?

Antônio Pimenta – As sessões ocorrem quinzenalmente aos sábados, às 14h00min, na Sala Capitular do Palácio Maçônico Joseph Rafle Salume, localizado na rua Moura Teixeira, Centro, Itabuna - BA, 45600-085.

DIREITOS – Quantos membros – Aprendiz, Companheiro e Mestres – tem a Construtores?

Antônio Pimenta – Atualmente nossa Loja possui 31 membros: 9 aprendizes registrados, 5 companheiros de ofício, 17 mestres maçom.

DIREITOS – O Senhor foi Ven Mes da Construtores do Templo entre os anos 2019 – 2021. Qual o balanço faz dessa sua primeira gestão?

Antônio Pimenta – Final de ano é tempo de festa e celebração, mas também de reflexão, de análise e de recomeços. Para trás fica um ano que agora acaba e dele devemos guardar os momentos marcantes que vivemos. É tempo de pensar, de refletir sobre o ano que passou.

No segundo semestre de 2019 demos início a árdua tarefa de materializar aquilo que havíamos projetado e planejado. Iniciamos um 2020 com muita motivação, realizando uma iniciação com 07 (Sete) Membros, com uma diretoria majoritamente egressos da Ordem DeMolay, com muitos planejamentos e na expectativa de pujança para nossa Oficina. Ainda nos primeiros meses fomos surpreendido por uma Pandemia, a qual tornou o ano de 2020 muito atípico, com perdas, isolamento social e sofrimentos, mas também aprendemos muito. Percebemos que, quebrando paradigma e sendo mais resilientes e compreensivos, poderíamos manter nossas Oficina viva. Neste ínterim, através das Plataformas Digital (Ex.: Zoom e Meet) tivemos a oportunidade de realizar encontros semanais e quinzenais, bem como, seguindo os protocolos de segurança, nos fizemos presentes em eventos na condição de integrantes da sociedade civil organizada (Ex: Debates sobre a Medidas Emergenciais no Município de Itabuna, no debate político das eleições municipais deste ano) e na realização de filantropias.

Diante disto, devemos sentir alegria e gratidão pela realização de pequenas obras e por mais um ano vivido e apesar de tudo que tenha acontecido, o importante é que chegamos até aqui. E hoje somos mais experientes, mais fortes e sábios.

Do sofrimento e das lágrimas... guardemos apenas a certeza de que a elas sobrevivemos.

Dos erros... guardemos a aprendizagem e das dificuldades guardemos o momento da superação.

Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois, um novo ano vai começar e devemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo.

DIREITOS – Como se deu a sua recondução ao cargo de Venerável da Construtores do Templo?

Antônio Pimenta – Na nossa Loja não há reeleição. Entretanto, diante da impossibilidade da realização de diversas atividades planejadas para o biênio 2019-2021 (COVID-19), o irmão foi encorajado pelos seus companheiros a assumir, excepcionalmente, a presidência da Loja por mais uma gestão administrativa.

DIREITOS – Quais são os Irmãos que compõem a diretoria para o biênio 2021 – 2022 da Construtores do Templo?

Antônio Pimenta – VM (Worshipful master) – ANTÔNIO ALVES PIMENTA NETO

1 VIG (Senior warden) – ICARO EMANUEL VIERA BARROS DE FREITAS (PM)

2 VIG (Junior warden) – TALES ALMEIDA ANDRADE

ESC (Secretary) – JOSÉ CECÍLIO ROSA NETO

TES (Treasurer) – LEONARDO ALVES DIAS

DIREITOS – Quais são os projetos do Ven Mes e diretoria da ARLS Construtores do Templo para esse biênio?

Antônio Pimenta – Vários projetos, metas e ações que constavam no plano de gestão para o biênio 2019-2021 não foram possíveis de serem realizados, diante do quadro pandêmico que vivemos neste período. Sendo assim, os objetivos já propostos serão reavivados com toda a energia possível, aperfeiçoando e ajustando quesitos mediante experiências vivenciadas. À saber, (1) construção de estrutura administrativa dinâmica e transparente; (2) Aperfeiçoamento de práticas ritualísticas; (3) aperfeiçoamento e manutenção do sistema de orientação e tutoriamento em ensinamentos maçônicos e filosóficos; (4) fortalecimento da fraternidade entre os membros da Loja e seus familiares e Lojas co-irmãs; (5) promoção da melhoria do nível cultural maçônico dos membros; (6) elevação da frequência média das sessões; dentre outros. Em cada um dos objetivos supracitados, haverá metas e ações específicas, mas é importante citar que realizaremos no ano de 2022 mais uma edição do (já tradicional) Seminário Maçônico Grapiúna, as famosas Lojas de Mesa da ARLS Construtores do Templo, além da instalação do tão sonhado Capítulos de Maçons do Real Arco (primeiro “corpo” dos Altos Graus do Rito de York).

DIREITOS – A Construtores do Templo retomou os trabalhos presenciais para o ano 2021. Como têm acontecido essas sessões?

Antônio Pimenta – A primeira Sessão Ordinária Ritualística da “Construtores”, pós paralização Covid-19, ocorreu no dia 30.11.2021. Foi um momento de extrema felicidade e comoção para todos os irmãos que puderam estar presentes neste importante momento. As reuniões têm acontecido com restrições e seguindo recomendações de biossegurança estabelecidas pelas organizações sanitárias competentes. Contamos com a ajuda da ARLS Areópago Itabunense, proprietária e mantenedora do Palácio Maçônico Joseph Rafle Salume, por conseguinte, da Sala Capitular que utilizamos como Sala da Loja.

DIREITOS – Qual é a mensagem que o Venerável deixa para os Irmãos que acompanham as notícias maçônicas da região sulbahiana, Bahia e Brasil através do Portal Maçônico e do jornal O COMPASSO?

Vivemos um novo momento, nossa loja vive um novo momento... na certeza de que todas as ações realizadas pelas administrações anteriores foram responsáveis pela construção do que somos hoje, enquanto Loja Maçônica, “Construindo em bases fortes e ultrapassando as barreiras do templo”. É muito importante ressaltar que todos nós somos a loja, nós somos a “construtores”... e esta construção é infinita! Somos obras e criaturas divinas e todos que nesse planeta habitam devem movimentar-se em busca do aperfeiçoamento moral e evolução espiritual. Que o Grande Arquiteto do Universo nos abençoe e nos mantenha sempre firme, de pé e a ordem, honrando todos os juramentos e promessas que fizemos.

Forte e fraterno abraço!